terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Passeio Marítimo de Caxias...


Lembram-se dos tempos em que fomos garotos
e tivemos alguém a correr atrás de nós
porque tocámos um monte de campainhas
no caminho à saída da escola?
Aconteceu-nos tantas... mas tantas vezes...

Pois foi mais ao menos assim que me senti 
quando andava a fotografar este troço do
Passeio Marítimo de Caxias...

Está em obras, mas eu já tinha espreitado 
na viagem de comboio, que está quase concluído 
e que está a ficar lindo.
A minha curiosidade era ainda maior
depois de tanta polémica nos jornais e da obra embargada 
por contestações ambientais.

Não resisti à curiosidade - tinha que ver...
e desafiei o meu irmão para irmos até lá.

Estacionei na Cruz Quebrada,
mas estava tudo vedado - não tinha acesso.
Não sou de desistir facilmente, 
dei a volta até Caxias e tal como outras pessoas
passámos no intervalo entre as grades da obra.

Por lá andámos a apreciar
 e eu como de costume, a fotografar...

Quase a chegar à Cruz Quebrada, 
precisamente no lugar onde tínhamos pensado entrar
mas estava vedado, vejo um homem "enlouquecido"
a esbracejar com um bastão na mão.
Digo para o meu irmão "olha, é melhor não avançarmos,
porque vem ali um maluquinho aos pulos e a gritar."
Mas a criatura aproximou-se de nós e qual não foi a surpresa,
 quando percebemos que era um segurança que gritava:
"por mim não passam... por mim não passam"...
Com certeza senhor - até tenho o carro no lado oposto,
não precisa desses preparos, 
infringimos - quer chamar a policia? 
Ficou mudo e tanto nós como ele voltamos para trás.

Fez-me lembrar o tempo em que tocava as campainhas...
Lá provoquei alvoroço no senhor,
cuja ira exagerada nos fez rir no restante caminho.

Mas valeu... 
O Passeio Marítimo está a ficar mesmo bonito...
vem acrescentar qualidade de vida aos residentes
e requalificar uma zona que estava muito descuidada.






















Benvinda Neves




Sem comentários:

Enviar um comentário